Publicações

A pesquisa “Avaliação de Impacto da Paulista Aberta na Vitalidade Urbana” foi desenvolvida por uma equipe formada pelo LABMOB em parceria com ITDP Brasil, Bike Anjo e Corrida Amiga, com apoio do Instituto Clima e Sociedade (iCS). O objetivo central do estudo foi avaliar o impacto do programa Paulista Aberta na vitalidade urbana local da Av. Paulista, na cidade de São Paulo. O programa restringe a circulação de veículos motorizados nos dois sentidos da avenida aos domingos e feriados e abre o espaço viário para a circulação livre de pedestres e ciclistas, estimulando a prática de atividades de lazer em espaços públicos e ao ar livre

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Scientists for Cycling | Book of Abstracts

For the first time in the global south, the Scientists for Cycling 2018 took place in Rio de Janeiro from 12 to 15 June 2018 during the Velo-city Access to Life, in partnership with the Federal University of Rio de Janeiro (UFRJ). This book of abstracts reunites all the works that were presented and discussed during the event. We kindly thank everyone who participated as speakers and listeners. Your contribution has been extremely inspiring for the promotion of bike-friendly cities at their different interfaces.

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Bicycle Mobility in Brazil (2018)

The book brings out a discussion on the results of the unpublished research on the Profile of the Brazilian Cyclist that points out who are the Brazilian cyclists and what are their motivations to ride a bicycle from the context of the cities of Belo Horizonte, Brasilia, Manaus, Niterói, Porto Alegre, Recife , Rio de Janeiro, Salvador and São Paulo. Besides adding more information and greater knowledge to the debate on mobility by bicycle, these 12 chapters empower society to seriously discuss new ways for urban mobility in the country. English version from the original “Mobilidade por Bicicleta no Brasil” (2016).

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 Pesquisa Perfil do Ciclista (2018)

A segunda edição da pesquisa sobre o perfil dos ciclistas urbanos organizada pela ONG Transporte Ativo em parceria com o LABMOB e o Observatório das Metrópoles, foi lançada em junho de 2018 durante a conferência Velo-city, no Rio de Janeiro. Estiveram presentes ao lançamento representantes de algumas das organizações envolvidas que tornaram esse projeto possível.  Na pesquisa, que contempla também algumas cidades da América Latina, foram entrevistados 7644 ciclistas entre setembro de 2017 e abril de 2018 por mais de 140 pesquisadores

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Economia da Bicicleta no Brasil (2018)

Estudo inédito no Brasil organizado pela Aliança Bike e pelo LABMOB/UFRJ, “A Economia da Bicicleta” teve o objetivo de mapear e monetizar o complexo econômico da bicicleta em nível nacional. A partir do desenvolvimento de um arcabouço metodológico próprio, a análise se deu a partir da concepção de cinco dimensões através das quais a Economia da Bicicleta foi observada (Cadeia Produtiva, Políticas Públicas, Transporte, Atividades Afins e Benefícios) e que foram distribuídas em 22 temáticas associadas a cada um desses grupos.

Hotsite e Relatório 

Report (English)

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Ciclologística – Entrega de Bicicleta e Triciclos no Bom Retiro (2018)

Este relatório apresenta os resultados da contagem de estabelecimentos comerciais (atacadistas e varejistas) com entregas feitas por bicicletas no bairro paulistano do Bom Retiro. Para uma abordagem quantitativa deste caso, o estudo utilizou como método de coleta de dados um modelo de entrevista estruturada aplicado em todos os esta-belecimentos comerciais do Bom Retiro. Foi organizado pela Aliança Bike e pelo LABMOB/UFRJ.

Cidades de Pedestres: A Caminhabilidade no Brasil e no Mundo (2017)

Este livro aborda a discussão sobre a caminhabilidade no Brasil e no mundo, trazendo um panorama bastante amplo a respeito do cotidiano dos pedestres e dos métodos de avaliação do ato de caminhar nas cidades. São 16 textos organizados por Victor Andrade (LABMOB/UFRJ) e Clarisse Cunha Linke (ITDP Brasil) e escritos por diversos pesquisadores, ativistas e estudiosos nacionais e internacionais. Distribuído pela Relicário Edições; à venda na Livraria da Travessa e na Livraria Cultura.

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mbbMobilidade por Bicicleta no Brasil (2016)

O livro traz a discussão dos resultados da pesquisa inédita sobre o Perfil do Ciclista Brasileiro que aponta quem são os ciclistas brasileiros e quais são suas motivações para pedalar a partir do contexto das cidades de Belo Horizonte, Brasília, Manaus, Niterói, Porto Alegre, Recife, Rio de Janeiro, Salvador e São Paulo. As reflexões contidas em seus 12 capítulos, além de agregar mais informação e maior conhecimento ao debate sobre a mobilidade por bicicleta, empodera a sociedade para discutir seriamente novos caminhos para a mobilidade urbana no país.

2016

Mestrado em Arquitetura Paisagística; Oficina de Projeto I

Arquitetura Paisagística – Quatro paisagens quatro narrativas

Esta publicação apresenta os resultados da Oficina de Projeto I do Mestrado Profissional em Arquite-tura Paisagística do PROURB-FAU/UFRJ, ano de 2015. Essa disciplina tem como objetivo o “desenvolvimento e aplicação de princípios e metodologias de projeto paisagístico, com ênfase na paisagem urbana, explorando as inter-relações entre arquitetura, espaços livres e o sítio paisagístico no projeto da paisagem urbana”.

2016

3-PCB_portuPerfil do Ciclista Brasileiro

Esta publicação tem como objetivo apresentar os principais resultados da Pesquisa Nacional sobre o Perfil do Ciclista Brasileiro e suas motivações para utilizar a bicicleta.

2016

Brazilian cyclist profile

This publication aims to present the main results of the National Survey about the Brazilian Cyclist Profile and their motivations to use a bike.

2016

Perfil del Ciclista Brasileño

Perfil del Ciclista Brasileño

Esta publicación tiene como objetivo presentar los principales resultados de la Investigación Nacional sobre el Perfil del Ciclista Brasileño y sus motivaciones para utilizar la bicicleta.

2016

Le Profil du Cycliste Brésilien

Le Profil du Cycliste Brésilien

Cette publication a pour objectif de présenter les principaux résultats de l’enquête nationale sur le “Profil du Cycliste Brésilien” et ses motivations à utiliser le vélo.

2016

Relatorio-Completo-CAPA

Parceria Nacional pela Mobilidade por Bicicleta

Este relatório apresenta os resultados da Pesquisa Nacional sobre o Perfil do Ciclista Brasileiro e suas motivações para utilizar a bicicleta.

2015

8-LAURINE-CAPA-ARTIGOInfluência das redes sociotécnicas na formação de espaços autônomos

Através da lente do movimento socioartístico das fanfarras cariocas, este artigo busca destacar as potencialidades do uso das tecnologias de comunicação e informação (TICs) na constituição de espaços coletivos autônomos e no processo de apropriação do espaço público. 2015

Musings---an-urban-design-anthology Musings – an urban design anthology

Esse livro explora práticas e teorias emergentes e relacionadas ao design urbano, de forma a compreender o processo corrente de uma melhor urbanização e intervir na construção de ambientes com o foco na qualidade de vida entre eles. 2012

BikeInfrastructuresBike Infrastructures

Projeto de pesquisa e desenvolvimento de soluções inteligentes para infraestruturas. cicloviárias.

2010

Índice de Caminhabilidade – Ferramenta

O Índice de Caminhabilidade foi desenvolvido pelo Instituto de Políticas de Transporte & Desenvolvimento (ITDP Brasil) em parceria com o Instituto Rio Patrimônio da Humanidade (IRPH), Pública Arquitetos e Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) e é dividido em duas publicações: Ferramenta e Aplicação Piloto. Ele tem como objetivo avaliar as condições do espaço urbano e monitorar o impacto de ações de qualificação do espaço público, indicando em que medida favorecem ou não os deslocamentos a pé. Esta publicação, “Ferramenta”, apresenta a descrição detalhada da metodologia e dos parâmetros utilizados no Índice, que é composto por 21 indicadores agrupados em seis diferentes categorias onde cada uma delas incorpora uma dimensão da experiência do caminhar.

Índice de Caminhabilidade – Aplicação Piloto

O Índice de Caminhabilidade foi desenvolvido pelo Instituto de Políticas de Transporte & Desenvolvimento (ITDP Brasil) em parceria com o Instituto Rio Patrimônio da Humanidade (IRPH), Pública Arquitetos e Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) e é dividido em duas publicações: Ferramenta e Aplicação Piloto. Ele tem como objetivo avaliar as condições do espaço urbano e monitorar o impacto de ações de qualificação do espaço público, indicando em que medida favorecem ou não os deslocamentos a pé. Esta publicação, “Aplicação Piloto”, apresenta os resultados da aplicação piloto do índice realizada no entorno da Praça Tiradentes e recomendações para a qualificação do espaço dos pedestres na região.

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